De acordo com Oceanógrafos do Instituto vários rios irão secar de acordo com estudos, um dos sinais foi em setembro do ano passado onde o mar recuou.
De acordo com a oceanógrafa Alexander Turra – Professor do Curso deOceanografia da USP, no fim de 2108 o recuo do mar do Litoral norte deixará com que vários Rios não sejam mais navegáveis por pequenas embarcações de acordo com um fenômeno onde a pressão atmosférica empurra o mar para outras regiões fazendo com que o mar local recue.

Rio Juqueriquerê será o mais afetado.
O rio mais atingido será o Juqueriquerê, pela sua localização gerográfica, algumas medidas já estão sendo tomadas para que embarcações não tenham maiores problemas, porém o canal da ilha bela onde os navios atracam não terá grandes problemas pela profundidade do canal.
Dentre as áreas de atuação da ciência oceanográfica podem ser citadas: a modelagem e as previsões climáticas; a investigação de novos recursos renováveis e não renováveis; o diagnóstico, o controle e a mitigação da poluição; a conservação, recuperação e manejo de ambientes naturais e seus recursos; a adequação de obras e atividades humanas ao ambiente marinho são responsabilidades destes cientistas.
No Brasil as pesquisas na área oceanográfica iniciaram-se com a criação do Instituto Paulista de Oceanografia (1946) que foi posteriormente incorporado à Universidade de São Paulo, passando a denominar-se Instituto Oceanográfico. Desde então, foram criados diversos núcleos de pesquisas oceanográficas no país (História do IOUSP).
Estudos estão sendo feitos para propor melhores saídas para novas rotas nos locais.
fontes: G1 e IOUSP Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo
