Dentro de Copenhagen, a capital da Dinamarca uma cidade independente, com algumas leis próprias.
Mas por que algo assim existiria? E por que seria interessante ir até lá?

E o mais importante, como um lugar desses consegue sobreviver sem ser invadido pelo país vizinho (a Dinamarca, no caso?). Tudo isso aguçou nossa curiosidade geopolítica e, por isso, é conhecida como a “cidade livre”
E o mais importante, como um lugar desses consegue sobreviver sem ser invadido pelo país vizinho (a Dinamarca, no caso?). Tudo isso aguçou curiosidades geopolíticas e, por isso, a “cidade livre” fez parte de nossa pauta.
Christiania: a terceira atração mais visitada de Copenhagen
Atrás somente da Pequena Sereia e do Parque Tivoli, este experimento social único no mundo consegue atrair milhões de turistas estrangeiros todos os anos. Se brincar, é mais do que aquela praia que você gosta ali no litoral catarinense…
E será que toda essa gente vai ali curiosa para conhecer a filosofia política por trás de uma sociedade livre anarquista e sem governantes? Ou será que a curiosidade é sobre a venda liberada de maconha e haxixe, dentro de um país onde isso é proibido?
Detalhe: o lugar é chamado de Green Light District (Distrito da Luz Verde – usando uma folha de Cannabis como símbolo), como uma forma de se comparar com o Red Light District de Amsterdã, onde a prostituição é permitida.

Dentro das leis dinamarquesas, não haveria espaço para a existência de um lugar como Christiania. Mas a verdade é que a sociedade não só tolera como, no fundo, orgulha-se de conseguir conviver civilizadamente com essa espécie de “sociedade alternativa”.
Oficialmente, ali pratica-se um sistema político anarquista. Não existe prefeito ou governador, as regras são decididas em assembléias. Mas as proibições determinadas por eles mesmo são tantas, que muitos reclamam de que de livre, Christiania já não tem mais nada.

Por exemplo: não se pode construir mais novas casas, todos tem que contribuir com o fundo comunitário, drogas mais pesadas além da maconha e do haxixe não podem ser comercializadas. Ou seja, o lugar é quase tão careta quanto o bairro ao lado!
Gostou do nosso artigo e quer tirar alguma dúvida? Deixamos espaço para os comentário mais abaixo!
fonte: andarilhos do mundo
