O melhor prefeito de Americana Waldemar Tebaldi faria nesta sexta-feira dia 07 de agostos 102 anos, o médico do povo.

por Gustavo Mayer

Waldemar Tebaldi (PDT) apesar de sua origem humilde conseguiu a graduação em medicina e propiciou o melhor governo para educação e saúde sendo precursor do modelo de educação integral de qualidade no município de Americana que possuía sete sedes do CIEPS (Zanaga, São Jerônimo, Cidade Jardim, Praia Azul, Jaguarí e Jd. da Paz (Caique).

Waldemar Tebaldi Nasceu em Araras, 7 de agosto de 1918 e faleceu em Americana, 15 de janeiro de 2006) foi um médico e político brasileiro.

Foi prefeito do município paulista de Americana por quatro mandatos e fundou um hospital que leva o seu nome. Esteve preso durante o período da ditadura no Brasil, quando escreveu o livro Entre a cela e o céu.
O primeiro mandato como prefeito de Americana foi de 1977 a 1982, o segundo de 1989 a 1992 e o terceiro de 1997 a 2000. Foi reeleito em 2000, porém se afastou do cargo em 2003, quando pediu afastamento por causa do mal de Alzheimer.

Trabalhou na roça colhendo café e ganhou a vida, na adolescência, trabalhando como auxiliar de torneiro mecânico em São Paulo. Aos 16 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde tornou-se radiotelegrafista da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Cursou Medicina no Rio de Janeiro, antes de se mudar com a família para Americana.

Americana já foi considerada uma cidade privilegiada no que diz respeito à estrutura educacional ao longo da história.

Boa parte dela se deve ao ex-prefeito Waldemar Tebaldi (PDT).
Da lavoura a médico, pagou seus estudos como Radiotelegrafista
Americana por décadas se acostumou a ter na cadeira de prefeito políticos que valorizaram a educação em suas formações. Waldemar Tebaldi (PDT) era médico por formação. Entre o segundo e terceiro mandatos, foi substituído por Frederico Polo Muller (MDB), também formado em Medicina. Herdeiro do quarto mandato de Tebaldi, Erich Hetzl Júnior (PDT) é formado em Direito. A mesma formação de Diego De Nadai (PSDB).
A saída de Diego (PSDB), com mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), iniciou um processo de trocas sucessivas de comando que levaram à cadeira de prefeito dois vereadores na condição de presidentes da Câmara Municipal.

O PDT – Americana tem como objetivo o resgate da política Tebaldista que de ascensão a educação e saúde.

Deixe um comentário