Tarcísio promete retomar obra de creche no Boer e diz que objetivo é iniciar aulas em 2025 em Americana

Em Americana, Tarcísio de Freitas, governador do Estado de São Paulo pelo partido Republicanos, anunciou a retomada da construção da Creche Escola do Jardim Boer 1, com o objetivo de iniciar as aulas no próximo ano. Ele fez essa declaração durante um evento realizado nesta quinta-feira (25) para a entrega do Residencial Nova Aliança, na região da Praia Azul.

A construção da creche, que teve início em 2018, está atrasada há mais de quatro anos e foi interrompida em maio de 2021, quando o Estado rescindiu o contrato com a empresa responsável pela obra. Apesar de uma nova licitação ter sido aberta no mesmo ano, não houve interessados.

Recentemente, o prédio inacabado foi visitado pelo LIBERAL, que constatou vandalismo e deterioração. As paredes apresentam sinais de umidade e rachaduras, enquanto telhas, janelas, pias e azulejos estão danificados. Isso tem gerado preocupação entre os moradores do bairro e os pais dos alunos da Escola Estadual Professora Leny Apparecida Pagotto Boer, que fica ao lado da creche.

Em resposta aos questionamentos, o governador reconheceu os problemas que causaram o atraso na obra. No entanto, ele assegurou que o Estado está nos estágios finais para lançar uma nova licitação, retomar a construção e concluí-la até 2025.

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) informou que engenheiros da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) visitaram a obra em março deste ano para revisar o orçamento do projeto, o que é necessário para um novo edital. Segundo a pasta, em setembro de 2022, 69,65% do prédio estava concluído, mas essa porcentagem pode ser alterada quando a construção for retomada.

Além disso, Tarcísio esteve em Americana para participar da entrega de 530 casas do Residencial Nova Aliança, um empreendimento subsidiado pelo programa Casa Paulista do governo estadual. O conjunto habitacional, localizado na região da Praia Azul, tem casas com dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, em terrenos de 150 e 220 m². As obras começaram em março de 2021, totalizando um investimento aproximado de R$ 70 milhões em uma área de 160 mil m².

Deixe um comentário