O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em conjunto com o 1º Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Baep), realizou nesta terça-feira (10) uma operação para desarticular um esquema de corrupção durante inspeções de veículos-tanque no município de Paulínia, na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

De acordo com o Ministério Público de São Paulo (MP-SP), as fraudes aconteciam no posto de inspeção do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), onde um dos envolvidos é suspeito de cobrar valores indevidos.
Na ação, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em residências, sedes de empresas e no posto de inspeção em Paulínia. Durante as diligências, foram apreendidos:
Aparelhos eletrônicos;
Documentos;
Dinheiro em espécie;
Evidências que apontam falhas graves no sistema de agendamento das inspeções realizadas pelo Ipem-SP.

A operação contou com a participação de policiais militares, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Estado de São Paulo.
Segundo informações divulgadas pelo MP, o esquema envolvia inspeções fraudulentas em veículos-tanque utilizados no transporte de líquidos,
