Teerã – 14 de junho de 2025
O Exército do Irã anunciou neste sábado (14) a derrubada do décimo caça furtivo F-35 de Israel, em meio à escalada do conflito entre os dois países. Segundo a TV estatal iraniana, a aeronave foi abatida por defesas aéreas de fabricação iraniana no oeste do país, e o piloto teria sido capturado após ejetar.
Com esta nova baixa, o Irã afirma ter neutralizado três caças F-35 desde o início da ofensiva israelense na sexta-feira (13). Segundo o jornal Tehran Times, além do piloto capturado hoje, um outro teria sido morto e mais um está sob custódia das forças iranianas.
Em resposta, as Forças de Defesa de Israel (FDI) negaram as informações. “Mídia iraniana falsa”, declarou em árabe o porta-voz militar israelense, coronel Avichay Adraee. “Essas notícias divulgadas pela imprensa iraniana são completamente infundadas.”
Conflito direto entre Israel e Irã
A guerra entre Israel e Irã ganhou intensidade após ataques aéreos israelenses contra a capital iraniana, Teerã, que, segundo fontes iranianas, mataram cerca de 100 pessoas, incluindo civis, oficiais militares e cientistas ligados ao programa nuclear do país. Israel também teria alvejado instalações nucleares e bases militares em outras regiões do Irã.
Em retaliação, Teerã lançou cinco ondas de mísseis balísticos contra alvos em território israelense. De acordo com autoridades iranianas, mais de 150 instalações militares e de inteligência teriam sido destruídas ou danificadas. O Irã também intensificou o uso de drones kamikaze e prometeu novos ataques nas próximas horas.
As FDI confirmaram que dezenas de mísseis foram disparados recentemente, alguns deles interceptados por sistemas de defesa. O Exército israelense mantém alerta máximo diante da possibilidade de novas ofensivas.

